Categorias
Crédito Consignado

Como surgiu o RH?

Com o avanço da industrialização, muitas pessoas começaram a trabalhar em indústrias e, para atender toda a demanda que tinha na época, os funcionários eram forçados a trabalhar em condições precárias, ocupando uma função muitas vezes perigosa e exaustiva com mais de 16 horas trabalhando sem parar  lembrando que naquela época também não existiam Leis Trabalhistas.

Com a exposição dos colaboradores ao trabalho desumano, principalmente em épocas de Revolução Industrial, as empresas precisavam de um órgão que unisse áreas e reduzisse a divergência entre elas. Assim idealizou-se a criação de um canal de comunicação para reconhecer as necessidades e expectativas de seus colaboradores, gerando benefícios a eles.

Nesse contexto foi criado o RH que, de início, tinha o nome de ”Recursos Industriais” e, como as condições de vida dos trabalhadores eram realmente precárias, seu foco maior era o aumento salarial para que os colaboradores conseguissem ter uma qualidade de vida melhor e pudessem melhorar sua saúde ou até mesmo alcançar conquistas pessoais, como a compra de uma casa ou até mesmo conseguir quitar as dívidas pendentes.

Com a ascensão dessa área, os sindicatos conquistaram bastante poder também e, juntando esses 2 órgãos – RH e sindicato – os colaboradores conseguiram ainda mais conquistas, como o benefício de Vale Refeição, Vale Transporte, Plano Odontológico etc.

Outros eventos importantes que colaboraram para o crescimento do RH foram os presidentes de caráter populista que chegaram ao poder e alinharam suas ideias de melhoria das condições de trabalho à legislação, como é o exemplo das Leis Trabalhistas, que garantiam o mínimo de qualidade ao dia a dia dos funcionários, e aumento do número de sindicatos, a fim de concentrar as necessidades de cada segmento específico que cada funcionário trabalha.

Com o passar do tempo, essa área foi ganhando adaptações e melhorias condizendo com a realidade de cada época e se torna o que é hoje: um meio de intermediação entre os interesses dos colaboradores e a empresa, visando o benefício de todos.

E em meio à diversidade presente em nosso povo, um Recursos Humanos cada vez mais disruptivo e receptível é essencial para o mercado de trabalho e adaptação das empresas para a realidade brasileira, de modo a apoiar ainda mais o entrelaçamento das relações pessoais e profissionais, tornando o ambiente de trabalho mais gostoso e saudável, para que as pessoas se sintam bem e trabalhando no lugar que gostariam de estar 🙂

A Paketá surgiu justamente para fortalecer este elo e gerar ainda mais ganho tanto, ao colaborador quanto ao Recursos Humanos:


 Para o Colaborador, realizamos sonhos e quitamos dívidas por meio da disponibilização de crédito consignado privado mais barato e online. Além de oferecer conteúdos de Educação Financeira para melhoria da saúde financeira.
 Para o RH, somos uma plataforma de engajamento com os colaboradores e uma solução digital para facilitar o trabalho relacionado à gestão do benefício citado.

Agora que você já sabe como surgiu o Departamento de Recursos Humanos, contepara a gente um benefício que você gostaria muito que o RH te oferecesse!