Categorias
Controle Financeiro

Entenda: Pirâmide de Maslow

Você já deve ter ouvido falar em suas aulas de biologia que todo ser humano tem suas necessidades básicas, ou seja, tudo aquilo que é necessário para você sobreviver. Mas e aquelas coisas que extrapolam as necessidades e vão até o luxo? Elas são consideradas o quê?

Para te explicar melhor sobre o assunto, o psicólogo Abraham H. Maslow, buscando entender melhor as necessidades pessoais, elaborou uma pirâmide com a hierarquização de necessidades:

  1. No topo da pirâmide vêm as de Auto-Realização em conjunto com as de Estima. Elas dizem respeito a autonomia, independência e poder de influência em decisões.
  2. Na camada abaixo vêm as Sociais, estas associadas a relacionamentos (família, amizades, relacionamentos amorosos, etc.).
  3. Na sequência vêm as de Segurança, tipicamente relacionadas a questões como estabilidade no emprego, seguranças da família, da saúde e da propriedade (casa própria).
  4. E por fim, na base da pirâmide estão as Fisiológicas, o sono, bem como saciação de fome e sede.

Segundo a teoria, vivemos em busca da satisfação de determinadas necessidades. Para o psicólogo, as pessoas são motivadas pela vontade de satisfazer essas necessidades. Em geral, as pesquisas de clima organizacional para medição de engajamento de equipe se fixam às necessidades de topo da pirâmide. Mas será que isso é suficiente?

A nossa dica é que, primeiro você deve focar seus esforços na base, conquistando o que não pode faltar: SAÚDE, afinal você tem que se manter vivo.

Após conseguir estabilidade nesse primeiro passo, você pode focar em segurança, como por exemplo uma casa ou apartamento. A partir daí, você deve estabelecer relações com os níveis superiores da Pirâmide: relações sociais e auto-realização, porque ninguém é de ferro e todos nós temos sonhos.

Gostou? Agora conta para a gente: qual item da pirâmide está faltando na sua vida?