Categorias
Sem categoria

Precisando regularizar suas dívidas?

Precisando regularizar suas dívidas? A Paketá te mostra como isso é possível!

Você já parou para pensar no impacto que sua dívida exerce sobre sua vida? É muito comum vermos familiares, amigos ou colegas de trabalho endividados, e infelizmente muitos deles não conhecem as melhores formas de quitar suas dívidas. 

O principal problema da dívida é que ela será sempre uma pedra no sapato até que seja quitada, e muitas vezes acaba se tornando uma dívida maior conforme o tempo e os juros. É por isso que para obter um bem-estar financeiro é preciso, antes de tudo, regularizar as dívidas.

Você já ouviu falar em dívida saudável? 

A dívida saudável é uma dívida criada com planejamento, visando um bem-estar pessoal e/ou coletivo, e diferencia-se da dívida ruim, causada pela falta de atenção e preparo. Enquanto a dívida ruim acontece por falta de planejamento e pode prejudicar a sua relação com o dinheiro, a dívida saudável pode te ajudar a realizar um sonho de forma planejada.

E quais são as consequências do endividamento não planejado? 

A dívida pode se tornar cada vez maior se não tiver um planejamento adequado, o que chamamos de efeito “bola de neve”, principalmente em decorrência dos juros compostos. Ela pode, também, causar implicações como negativação do CPF, te impossibilitando de fazer coisas básicas como abrir uma conta em banco.

Além disso, as consequências do endividamento não planejado podem afetar sua saúde mental, auto estima e até mesmo atrapalhar sua produtividade. Além do aspecto pessoal, as dívidas podem, também, afetar as relações com as pessoas mais próximas a você. 

E como funciona o refinanciamento?

O refinanciamento de dívidas é feito para tentar minimizar os efeitos que um mal planejamento pode acarretar. Além disso, o refinanciamento é uma ótima opção para quando os juros dessa dívida são muito altos e você tem dificuldade em arcar com seu custo. Uma das opções possíveis é pedir ao seu credor que haja uma alteração de prazo do pagamento ou então trocar a dívida por uma dívida mais barata (menores taxa de juros). 

E como evitar esse problema no futuro?

Antes de qualquer coisa: faça seu planejamento financeiro. Encontre as ferramentas que vão te auxiliar no processo (planilha, bloco de notas, aplicativos de controle). Com o planejamento será muito mais fácil se organizar e evitar que problemas como a dívida não planejada apareçam. Mantenha práticas financeiras saudáveis, controle seus gastos, procure gastar menos do que recebe e reveja suas prioridades para evitar gastos desnecessários. Tenha claro para você quais são suas prioridades e seus objetivos e como seu dinheiro te ajudará a alcançá-los. 

Regularização para negativados: é possível?

Segundo dados da Serasa Experian¹, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 61,4 milhões em 2021. Se esse for o seu caso, não se preocupe! É possível obter o refinanciamento. Você consegue negociar a dívida atual para diminuir o valor das parcelas ou estender o prazo de pagamento e , caso não seja viável, você pode contratar um crédito com condições melhores e quitar a dívida anterior. A Paketá, por exemplo, oferece esse serviço para negativados.

E aí, gostou? Agora é só focar no seu planejamento financeiro e tentar quitar as dívidas da forma mais acessível para você!

¹ Disponível em https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/noticias/inadimplencia-no-brasil-cai-pela-primeira-vez-em-quatro-anos-e-encerra-2020-com-614-milhoes-de-pessoas-revela-serasa-experian/#:~:text=S%C3%A3o%20Paulo%2C%2009%20de%20mar%C3%A7o,mesmo%20m%C3%AAs%20do%20ano%20anterior.