Categorias
Dívidas

O que fazer quando as dívidas se tornam uma bola de neve?

As dívidas se tornam uma bola de neve, muitas vezes, sem ninguém se dar conta. São as grandes vilãs das finanças pessoais.

Mas calma, a equipe da Plano tem algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento delicado.

O primeiro passo é identificar qual seu comportamento em relação às dívidas que você tem, lembre-se que cheque especial e crédito, mesmo sendo um facilitador, não faz parte da sua renda. 

Então, pensando nisso, vamos à algumas ações que você pode fazer.

1. Organize todas as suas dívidas.

Ordene do menor valor para o maior, anote a porcentagem dos juros de cada dívida e tenha uma visão clara do quanto você deve e para quem deve. 

Quando as dívidas se tornam uma bola de neve, o melhor é separá-las em grupos, por exemplo: bancárias, carro, casa.

2. Organize suas finanças

Saiba o quanto você ganha e para onde o dinheiro está indo, assim você consegue visualizar melhor o fluxo que seu dinheiro faz.

Lembre-se a parcela da sua dívida precisa se encaixar no seu orçamento, então corte gastos desnecessários.

Esse é um momento de decisões difíceis e renúncias, ou seja, para pagar suas dívidas é preciso abdicar de alguns gastos. Mas acredite, vale a pena. 

3. Negocie com os credores e pare de acumular juros.

Esse momento é de fazer o levantamento das condições de pagamento de cada credor, analisar parcelamentos e pedir o máximo de desconto possível.

4. Faça contas para ver quais dívidas valem a pena serem pagas primeiro.

Tente unificar ao máximo as dívidas, organizar as parcelas – mesmo as menores – para o mesmo vencimento e separar quais não podem acumular juros para dar prioridade.

5. Tenha um consultor financeiro ao seu lado

Em quase 100% dos casos, precisamos de auxílio nas finanças com profissionais especializados e com ferramentas que tornam as informações mais claras e as tomadas de decisões mais simples. 

O ideal é que ele esteja em todas essas etapas ao seu lado para tomar as melhores decisões juntos. Não esqueça de agendar uma reunião gratuita com um consultor financeiro da Plano.