Categorias
Organizando as Finanças

O que vale mais a pena: financiar ou alugar um imóvel?

O que vale mais a pena: financiar ou alugar um imóvel?

Essa é uma pergunta que toda pessoa que está em um momento de compra ou de alugar um imóvel se pergunta. Confira nossa análise nesse post.

Depende. Você vai encontrar muito este verbo por aqui. O planejamento financeiro é algo que demanda para cada pessoa disposta a ter suas finanças organizadas, ir e voltar às suas prioridades, aos seus valores e as suas condições. Cada novo passo depende, sempre, do cenário de fundo do seu próprio caminho.

No nosso país é muito mais comum alguém indicar o financiamento de um imóvel do que a locação. É cultural. Quem é que nunca ouviu a famosa frase: “Quem casa quer casa”, ou “Ninguém casa para morar de aluguel” ou, ainda “aluguel é tempo perdido” e por aí vai? Trata-se de uma preocupação que paira no imaginário brasileiro, a preocupação do”sonho da casa própria”, a qualquer custo. E é aí que está – a qualquer custo, mesmo quando este custo não é necessário e poderia ser melhor investido, com planejamento. Esta preocupação tem a sua origem. Ela vem de um passado do nosso país cujo aluguel comprometia a maior parte do orçamento das famílias sem retorno algum, onde investimento era uma realidade inalcançável, fora da realidade. Mas os tempos mudaram e a realidade financeira também.

Em primeiríssimo lugar, gostaríamos de destacar que planejamento financeiro é algo que demanda organização e estudo sério. Nenhum investimento pode ser bem sucedido se ele não for pensado, planejado, analisado. Por detrás de cada finança bem executada há papel e caneta. Há contas e mais contas feitas com muita atenção e cuidado para atingir um bom plano de finanças. E é exatamente isso que a Plano faz por você e para você.

Dito isto, financeiramente falando, em quase 100% dos casos é mais vantajoso alugar um imóvel do que comprar. E vamos explicar tim tim por tim tim do porquê desta afirmação categórica e atual no mercado financeiro.

Ninguém precisa ser expert em matemática ou entender a fundo de finanças para acompanhar este raciocínio – é bem intuitivo: Quando você financia um imóvel ele não é seu. Enquanto você não termina de pagar as parcelas, o imóvel é do banco. E, geralmente, a grande maioria das pessoas financia o imóvel no máximo de parcelas possível, entre 20 e 30 anos. E é a comparação que nos permite chegar a esta conclusão: se você comparar o valor de uma parcela de financiamento de um imóvel com o valor do aluguel deste mesmo imóvel, aquela sempre será maior. Ou seja, em 30 anos o valor que você pagará por ele será muito maior do que ele valia inicialmente porque há juros, e juros alto, enquanto o aluguel é um valor fixo.

Com disciplina financeira e bons hábitos das suas finanças, é possível salvar e investir todo mês a diferença do valor entre o aluguel e a mensalidade que você pagaria, e guardar para comprar o imóvel à vista, num prazo muitíssimo menor. E o melhor: sem juros.

É o juros trabalhando a seu favor, no investimento, para aumentar a sua renda. E não contra você, em cada parcela do financiamento a perder de vista.

Destacamos que isso só será possível com organização e disciplina: guardar e investir o seu dinheiro para que tenha o valor necessário para a compra à vista do imóvel o mais rápido possível.

Fora isso, o tempo que você usará para investir o seu dinheiro será também um tempo para pesquisar o imóvel ideal para as suas necessidades e projetos. Um imóvel que será seu desde o primeiro dia em que colocar os seus pés nele. Um sonho realizado em menos tempo, dentro da sua realidade e sem dívidas.

Vale lembrar que exceção confirma a regra. Sempre há casos específicos nos quais o financiamento não será menos vantajoso, mas não na maioria.

Estamos falando de uma equação simples de combinar aluguel com investimento ou poupança. E a Plano fará isso para você de maneira personalizada e nos moldes que você precisa. No seu tempo e nas suas condições.

Ideias desesperadas, gastos descontrolados e ausência de planejamento podem minar o seu orçamento mesmo quando você possui uma boa rentabilidade. Hoje em dia ter boa condição financeira e colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor é basicamente uma questão de escolha. Já fez a sua?

Conte com a Plano e vamos juntos nessa!