Conceitos Básicos de Macroeconomia

Módulo 1 – Inflação, deflação, IPCA e INPC

Você já ouviu falar sobre a Inflação, certo? Mas você sabe de onde vem e para quê serve?

De forma prática, a Inflação é um nome dado a um fenômeno de aumento dos preços de produtos e serviços que são consumidos e utilizados pela população em um determinado período de tempo.

Ela não é utilizada somente para explicar o aumento ou diminuição de produtos ou serviços, mas também dos salários dos trabalhadores, do preço do aluguel, e por aí vai… 

É por isso que muitas vezes temos a sensação de que não temos dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas básicas do dia a dia, como o aluguel, gasolina do carro, supermercado… E, aliás, o setor de alimentos é um dos que mais sofrem com a volatilidade da Inflação. Mas você deve estar se perguntando…

Afinal, qual é o objetivo da Inflação? Ela é a vilã da economia?! Para quê serve?!

Vamos entender como funciona?

Vamos ao exemplo?!

Essa é a Luiza!

A Luiza mora com sua família de quatro pessoas, e ela vai ao supermercado fazer uma grande compra a cada final de mês, o que nós chamamos de “compra do mês”, para garantir que sua despensa esteja sempre abastecida com produtos básicos para organizar sua rotina corrida. Arroz, feijão, carne, cereais, leite, entre outras coisas.

Mas há alguns meses ela vem notando o aumento no valor dos produtos, e parece que a cada dia seu poder de compra diminui. Isso porque seu salário permanece o mesmo, mas o valor dos produtos aumentou consideravelmente. É aí que entra a Inflação.

Vamos supor que a inflação foi de 10% nos últimos 12 meses. Isso significa que no último ano o valor dos produtos e serviços aumentou em 10% do que era anteriormente. Ou seja, se 1kg de carne antes custava R$ 50,00, hoje passa a custar 10% a mais, sendo R$ 55,00.

Agora pense que esse aumento ocorre em muitos produtos e serviços que a Luiza utiliza. Cada item do supermercado, gasolina para locomoção, aluguel… A conta acaba saindo bem mais cara, certo?  

Mas, afinal, de onde vem essa inflação? Segundo o Banco Central Brasileiro, ​Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

E o que causa a inflação? ​​ A inflação pode ter várias causas, que podem ser agrupadas em: pressões de demanda, pressões de custos, inércia inflacionária e expectativas de inflação.​

E o que causa? A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico.

Deflação

Entendendo como funciona a inflação, é importante falar que o contrário também pode acontecer, que é a diminuição dos preços dos produtos e serviços. A deflação é o contrário da inflação. Geralmente ela aparece quando ocorre um aumento da oferta de produtos e falta de demanda (ou seja, muitos produtos sendo oferecidos e pouco interesse de compra por parte dos consumidores).

Quando ocorre uma deflação pontual por falta de interesse dos consumidores, a Economia gira sem muitas preocupações. O problema é quando ocorre uma deflação contínua e por um longo período de tempo, porque onde não há consumo, não há lucro. Então se as pessoas não se interessam em comprar e as empresas não conseguem vender seus produtos, a economia como um todo acaba sofrendo as consequências.

*Lembrando que no Brasil esse evento é um pouco. Nos últimos meses, por exemplo, passamos por altas taxas de inflação. 

IPCA

E o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que é?! Ele é o índice que mede a inflação. Essa sigla é comumente usada nos telejornais para falar sobre a inflação, então possivelmente você já ouviu falar nele.

O IPCA é um, basicamente, um número que indica a variação de preço de um conjunto de bens e serviços, como alimentação, transporte, educação, saúde, entre outros, ao longo de um determinado tempo.

O órgão responsável pela medição (IBGE) da variação, fica sempre de olho na variação dos valores para conseguir tirar a média ponderada desses números, que pode ser uma média positiva ou negativa, representando inflação ou deflação.

INPC

E o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, conhecido como INPC? 

Ele mede a variação dos preços dos produtos que são consumidos pelas famílias de baixa renda no país. Baixa renda entende-se de 1 a 3 salários mínimos, com o intuito de fazer recortes sociais .Esse índice é calculado tendo como base alimentação, despesas pessoais, residência, educação e outros.

E ele também é medido pelo IBGE, da mesma forma que IPCA. Foi criada justamente para diferenciar as classes sociais e suas diferenças. 

Curtiu?! Responde aqui e já vai para o Módulo 2 – O poder de compra