Conceitos Básicos de Macroeconomia

Módulo 4 – O papel do Banco Central

O Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil define as taxas de juros da economia brasileira e regula todos os bancos do país, dos menores aos maiores. Sua missão do BC é manter a estabilidade do poder de compra e a Selic, como mencionamos no módulo anterior, é só uma das diversas ferramentas para garantir isso.

O BC é importante porque é o organismo regulador da economia em nosso país. É responsável por tudo que envolve a circulação de dinheiro. As taxas que os bancos cobram, suas operações monetárias, suas operações de câmbio, crédito e circulação de dinheiro.

 

O surgimento do Banco Central se deu através da necessidade de um Banco que fosse o centralizador de todos os bancos (ou seja, da movimentação do dinheiro), capaz de regular e controlar as atividades designadas a eles. Ele é importante porque garante a segurança de um sistema financeiro eficiente e centraliza a resolução de crises financeiras.

O Banco Central oferece uma série de informações que podem te ajudar a entender a movimentação do mercado e como ela se dá.

Lá existe um portal aberto e gratuito que pode te ajudar a entender melhor como funcionam os mecanismos já citados nesse curso e em outros lugares. 

Lá você encontra a chamada calculadora do cidadão, que realiza cálculos de Valor Futuro de um determinado capital investido e simula um financiamento a uma determinada taxa, por exemplo.

Essas informações são importantes para que você possa iniciar no mundo dos investimentos com maior consciência e planejamento. 

Curtiu?! Responde aqui e já vai para o Módulo 5 – PIB e IDH