Introdução ao investimento

Módulo 2 – Qual é o objetivo do investimento

Algumas pessoas acreditam que investir é apenas para quem é rico, tem muito dinheiro e vive uma vida de luxos. E você acha que isso é verdade? Não, não é verdade.

O Investimento que você faz do seu dinheiro, independente da quantidade de dinheiro que você possua ou possa investir, vai te ajudar a abrir caminhos para chegar nos seus objetivos, sejam eles financeiros, pessoais ou profissionais. A compra de uma casa, a compra de um carro, uma pós-graduação, ou simplesmente o acúmulo de dinheiro ao longo do tempo para que você consiga viver com mais tranquilidade lá na frente.

Agora que você já sabe que investir é para todo mundo, sem exceção, chegou a hora de traçar um plano que seja a sua cara. Como assim? Para definir seu objetivo investindo, é preciso que você tenha claro qual é seu patrimônio hoje.

Sendo assim, você vai precisar ter separado o seu salário, seus gastos fixos mensais ou anuais, oportunidades de renda extra e outros, a fim de descobrir qual será a quantia que você conseguirá separar para usar como investimento.  

Por isso, antes de mais nada, é preciso que você monte um orçamento pessoal e tenha essas informações sempre à mão, de forma que investir seja consciente e planejado.

Defina seus planos considerando os valores que você quer alcançar e também e as datas, ou o que chamamos de planos de curto, médio e longo prazo. Seu objetivo de investimento e a data para esse objetivo vão te ajudar a sempre se manter no foco com relação aos seus objetivos financeiros.

Curtiu?! Responde aqui e já vai para o Módulo 3 – Alinhamento de expectativas e objetivos