Introdução ao investimento

Módulo 5 – Diversificação de investimentos

Você se lembra que foi comentada a importância da diversificação para a proteção dos seus investimentos, de sua carteira?

Pois é, vamos entender em detalhe como isso funciona e o porquê de ser tão importante para sua segurança financeira como investidor de médio e longo prazo. 

“Não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Esse famoso dito popular reflete de forma bem simplificada a ideia que a teoria tenta trazer. Diversificação de investimentos é uma técnica para diluição de risco e maximização de ganhos. Ela consiste basicamente em defender a ideia de que devemos alocar recursos em diferentes aplicações financeiras, para que o desempenho negativo de uma não seja balanceado por ganhos em outras.

A importância da pulverização de investimentos é enorme, tendo em vista que o mercado e financeiro e o contexto macroeconômico de um mundo tão globalizado é altamente volátil e instável. Aliás, você já viu nosso curso sobre Conceitos Básicos de Macroeconomia? Lá nós falando sobre esse contexto econômico macro e como ele pode afetar suas finanças no dia a dia!

Mas basta observar que uma pandemia, uma declaração de um presidente, ou qualquer outra variável social e política, pode influenciar diretamente no mundo dos negócios e das ações. Por isso é cada vez mais difícil saber qual tipo de investimento é mais rentável ou não, se vale mais a pena aplicar em renda variável ou renda fixa…

Vale a pena apostar na diversificação de investimentos, ainda que suas aplicações sejam feitas apenas na renda variável ou somente na renda fixa. Adote essa estratégia e perceba as seguintes vantagens:

  • Menor risco de perdas financeiras;
  • Maximização dos ganhos com seu capital aplicado em diferentes modalidades, de acordo com as variações do mercado;
  • Equilíbrio para sua carteira.

Curtiu?! Nos diga o que achou e fique por dentro das novidades!